quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dez coisas que pais precisam saber a respeito de filhos e de tecnologia

Li este atrigo do professor Marcos Meier (revista Educação e Cidadania, nº 2) e pensei em compartilhar com todas que visitam o meu blog. Como professoras, mães e avós que somos vale a pena lê-lo para compreender melhor essa relação da criança com as novas tecnologias.

A tecnologia é neutra. Culpar a tecnologia pelo que ocorre com a criança quanto à agressividade ou violência, por exemplo, é o mesmo que que culpar a caneta pelo que foi escrito.
Quando a criança usa a tecnologia para ampliar o seu conhecimento de mundo, habilidades, sensiblidade, sociabilidade, seus valores e sua forma de se comunicar, então ela é muito boa e oferece mais possibilidades que os amigos brinquedos. Em caso contrário, se a tecnologia for utilizada somente para competir de forma desonesta, violenta, agressiva, etc., então ela é ruim.

1. Computador em lugar público!

Evite que seu filho fique sozinho quando ele acessa a internet, principalmente se o computador está no quarto dele. as possibilidades de envolvimento com sites pornográficos ou que incentivam a violência e o preconceito são muito grandes. Procure deixar o computador de casa (ou dele) na sala ou em outro ambiente movimentado.

2- Estabeleça horários

3- Jogos on line ativam a adrenalina

4- Observe mudanças de comportamento

5- Nem tudo é ruim

6- Celular aumenta a capacidade de comunicação

7- Internet pode desenvover a socialização ou porejudicá-la

8- Proibir não é a solução

9- Excesso de informação não significa conhecimento adquirido

10 A tecnologia não estraga a interação com a família



[ cada item do texto terá continuidade]

Nenhum comentário: